Cirurgia ortognática = ortodontia associada à cirurgia óssea

A cirurgia ortognática visa corrigir anormalidades da estrutura óssea que impeçam os dentes de ocluirem (morderem) de forma adequada. A cirurgia pode promover a melhora da mordida, fala e aparência da face.

 

Trabalham em parceria o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial.

 

jaw-surgery

 

Como é?

 

O início do tratamento é como em um tratamento convencional de ortodontia. O paciente recebe braquetes e o ortodontista trabalha visando o posicionamento adequado dos dentes dentro da arcada óssea. Ocorrem visitas periódicas com o cirurgião buco-maxilo-facial, que acompanha a evolução da ortodontia.

 

Em um momento específico, ambos profissionais concordam em ser o momento ideal da realização da cirurgia ortognática. Isso ocorre quando os dentes estão adequadamente posicionados em suas bases ósseas (maxila e mandíbula), separadamente e, em modelos dos dentes, virtuais ou em gesso, consegue-se ocluir as duas arcadas de maneira satisfatória.

 

Pronto, o paciente está preparado para a cirurgia ortognática.

 

O procedimento é executado em ambiente hospitalar e, após a cicatrização, o cirurgião buco-maxilo-facial libera o paciente para o ortodontista fazer a finalização da mordida.

 

Na nossa clínica a ortodontia é de responsabilidade da Dra. Fabiana Dassié de Lauro Tolentino e a cirurgia ortognática é de resposabilidade do Dr. Flavio Tolentino.